segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tópico: Recognize valid and invalid identifiers

Olá!
Como 'Reconhecer identificadores válidos e inválidos'? Existem algumas regrinhas básicas que você deve aprender para não cair em uma pegadinha na prova. 

1) Devem ter menos que 30 caracteres;

DECLARE

    MINHA_VARIAVEL_GIGANTE_E_INVALIDA_DE_EXEMPLO VARCHAR2(20);

BEGIN
 NULL;
END;
/

Aparentemente não existe erro... mas se obsevarmos a regra que diz "Devem ter menos que 30 caracteres", veremos que a nossa variável é inválida, gerando o seguinte erro:

PLS-00114: identifier 'MINHA_VARIAVEL_GIGANTE_E_INVAL' too long

Como resolver? Simples, basta diminuir o tamanho do nome:

DECLARE

    MINHA_VARIAVEL_VALIDA VARCHAR2(20);

BEGIN
 NULL;
END;
 
 Compilado sem problemas!


2) Começar com uma letra;

Tente compilar o seguinte bloco:

DECLARE

    1VARIAVEL VARCHAR2(20);

BEGIN
 NULL;
END;
 
 /

PLS-00103: Encountered the symbol "1" when expecting one of the following:
 
 Todo e qualquer identificador criado pelo usuário deve começar com uma letra, minúscula ou maiúscula, mas sempre uma LETRA!

3) Podem incluir $, # ou _;
 Todos os identificadores declarados abaixo são válidos:


  MINHA_VARIAVEL_VALIDA VARCHAR2(20);

  MINHA#VARIAVEL#VALIDA VARCHAR2(20);

  MINHA$VARIAVEL$VALIDA VARCHAR2(20);

4) Não pode conter pontuação, espaços ou hífen.
 Todos os identificadores declarados abaixo não são válidos:

 MINHA-VARIAVEL-INVALIDA VARCHAR2(20);

 MINHA,VARIAVEL,INVALIDA VARCHAR2(20);

 MINHA VARIAVEL INVALIDA VARCHAR2(20);

MINHA;VARIAVEL;INVALIDA VARCHAR2(20);


etc...


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário